A pele que habito

Ontem, embaixo de muita chuva, fui com meu pai assistir o filme A pele que habito.

Estou perturbada até agora. Acho que foi o primeiro filme do Almodóvar que assisti, mas não tenho certeza…

É bem difícil tentar escrever sobre o filme sem revelar muita coisa, mas vamos lá.

O filme é uma montanha russa de emoções, um jogo de personagens e alguns flash backs necessários para contar a história que se passa no ano de 2012.  Ele já começa a fazer você pensar a partir do momento que o personagem do Antonio Banderas quebra as leis da ética e ao longo do filme surgem diversas situações que fazem você refletir sobre o que faria caso se encontrasse num momento daqueles, seja na pele da Vera, interpretada pela Elana Anava, ou do Robert Ledgard, Banderas.

A partir do meio filme, você não sabe mais quem domina a situação. Quem dita as regras e quem as quebra. Quem é o forte e quem é o fraco. Quem é o manipulado e quem é o manipulador.

O filme tem alguns outros personagens, é claro, mas não me importei muito com eles. De fato são importantes para que a história se desenvolva, porém depois que você mergulha no roteiro, apenas Vera e Robert chamam sua atenção. Cada passo deles, cada fala, cada movimento.

Quando acabou o filme, a única coisa que consegui expressar foi um palavrão. Depois, passei a sentir raiva, pena e desprezo por Robert, e pena, compaixão e carinho por Vera. Essa, coitada, não tinha culpa de nada, apenas de cruzar o caminho de um ser como Robert. Alias, nada justifica o que ele fez. Nada.

Antonio e Elana estão excelentes em seus papeis. Ela te faz acreditar em cada palavra de Vera, em cada sentimento. Ele realmente parece não se importar com tudo que seu personagem faz, todos os seu planos e peripécias.

Só me restou uma pergunta na cabeça: até onde vamos por amor, por obsessão?

– P.



Deixe uma resposta

